Morin - Biografia


Edgar Morin - Biografia


Fonte: http://www.google.com.br/search?q=edgar+morin&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=40O&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=imvnsbo&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=dx_FTo6kHoSvgweww6T5Dg&ved=0CD4QsAQ&biw=1024&bih=568&sei=ex_FTtyTGIzmggeokcTMDg
"Nunca pude, ao longo de toda minha via, resignar-me ao saber parcializado, nunca pude separar um objeto de estudo de seu contexto, de seus antecedentes, de seu vir-a-ser. Tenho aspirado sempre a um pensamento multidimensional, nunca pude eliminar a contradição interior. Sempre senti que as verdades profundas, antagonistas umas das outras, eram para mim complementares, sem deixarem de ser antagônicas. Nunca quis reduzir a força da incerteza e da ambiguidade." Edgar Morin, Sonora, MX, Outono de 2004.

Biografia



Edgar Nahoum. Este é o nome verdadeiro do antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita, Edgar Morin.
Nascido em 1921, Paris, fez seus estudos acadêmicos na Sorbonne, tendo se filiado no Partido Comunista (1941). Adotou o codinome Morin quando serviu como tenente das forças combatentes francesas, em 1944. Ativista no movimento de resistência à ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial e presente na ocupação da Alemanha, Edgar afastou-se do Partido Comunista, sendo por ele expulso.
Fez estudos etnológicos no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), França; são de sua criação as revistas Arguments e Comunication, como também o Centro de Estudos de Comunicação de Massa. O filme de 1961 chamado Crônica de um Verão, foi por ele e Jean Rouch rodado.
Edgar Morin não pára. Começou a lecionar em 1968, na Universidade de Nanterre. Acompanhou as descobertas genéticas no Instituto Salk de Estudos Biológicos, na Califórnia. O conceito da transdisciplinaridade entra em pauta em 1994, quando escreve um manisfesto em favor da mesma, juntamente com o semiólogo português Lima de Freitas e o físico romeno Basarab Nicolescu.

E Morin continua: é doutor honoris causa em diversas universidades países a fora e presidente da Associação para o Pensamento Complexo.

Com uma biografia tão ampla e profunda, acrescentamos como sugestão de imersão na vida deste pensador, a leitura do resumo O Paradigma da Complexidade e suas Contribuições, de Fabíola Santini Takayama.
http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/4concoce/4concoce/paper/viewFile/2607/1204

Assista a esse Video: http://www.youtube.com/watch?v=ymiRbV2qXv8&feature=related   Excelente trabalho do Curso online Pedagogia de Projetos.

Recomendamos também, o Vídeo Fronteiras do Pensamento http://www.youtube.com/watch?v=QJgDtOtf7r0 Uma pequena amostra do "pensamento complexo" do filósofo Edgar Morin numa realização do grupo Braskem.